quarta-feira, 3 de julho de 2019

Corrida Urbana Terras de Santa Maria - Um trail urbano


É a segunda prova do “3Race Challenge”, e segunda vez que participo na Corrida Urbana de Santa Maria da Feira. É um misto, um género de trail urbano, misturando trilhos, com estrada, e passagens por escadas e edifícios.
Recordo que na altura não fiquei com boa impressão desta organização, e após 3 anos supunha que tivessem melhorado.
O percurso tinha sofrido alterações, daquilo que já tinha feito, mas isso não impedia que as várias subidas e descidas, caminhos técnicos não causassem mossa.
 
Créditos: Organização
Tinha cerca de 1 quilómetro inicial para conseguir separar do maior número de atletas, caso contrário, iria pagar quando os caminhos afunilassem. Mal surgiu a subida consegui fazê-lo, abusava um pouco, mas sem esforçar ao máximo,
Regresso ao centro da Feira, e dava-se inicio ao “trail urbano”. Uma escadaria em pedra até ao Convento dos Lóios, atravesso-o, e pelas traseiras, iniciávamos a subida para o Castelo.
Por entre caminhos no jardim, seguimos até às grutas. Era uma passagem curta e rápida, mas por escadas, com degraus uniformes e altos. Ao tempo que subia, sentia as pernas duras, mas assim que volto ao jardim, consigo correr confortavelmente.

Passagem pelas grutas. Créditos: Organização
A travessia do Castelo era mais uma junção de degraus, com maior distância entre eles, já começava a ficar farto de escadarias, mas a tendência era para aumentar.
Saí de rompante dali, e estava curioso em relação à descida. Conhecia aquela zona de outras provas, e a descida que tanto gosto, era uma possibilidade, e foi a realidade.
Em zigue-zague, até ao parque, apenas tinha que ter cuidado com as raízes das árvores, não fosse dar um trambolhão ali.
Assim que a subida termina, seguíamos por um trilho em direcção às piscinas municipais. Foi um choque térmico, parecia ter entrado numa sauna e me empurrassem para um congelador de seguida.

Dali voltávamos à estrada, percorrer a escola pelo interior, e sair uns metros mais à frente.
Seguia atrás de um grupo de 4 atletas, que iam distanciados de mim pouco mais que 50 metros. Sentia um pouco de cansaço, mas ainda tinha força, tentava alcança-los aos poucos, para ter algo que motivasse a continuar a lutar. Reparei que em caminhos mais técnicos, conseguiam ser mais rápidos, mas em estrada ou subidas já recuavam. Aproveitava o asfalto para aproximar, não havia grandes subidas agora, apenas um segmento com ponto de retorno. Distraído ia vendo quem ia à minha frente, a voltar em sentido contrário.

Créditos: Organização
Após o retorno apertei um pouco mais, dali a poucos metros ia sair daquela estrada, e seguir por outra via.
Não demorou muito, e deu para ver que ia conseguir apanhar o grupo, que começava a ficar um pouco disperso.
Era uma subida com ligeira inclinação, mas que foi o suficiente para aproximar-me dos dois primeiros que ficaram para trás. Voltava a descer, mas apenas para recuperar alguma caixa, metia-se logo outra subida bem inclinada, abrandei instintivamente.
Ultrapassava dois atletas, enquanto me aproximava dos outros dois.
Dali ao estádio foi sempre em estrada, mas ao o contornar, por entre as bancadas e escadas, o primeiro desse grupo acabou por seguir, já não sendo possível o apanhar.

Passagem pelo estádio. Créditos: Organização
Voltava à rua, e num ápice estava junto ao local de finalização. Havia mais umas escadas para subir e descer, mas naquele momento pareceu-me que aquilo era apenas só porque apeteceram. Ali consegui apanhar o último atleta daquele grupo, mas não o ultrapassei, deixei-me ir atrás dele.
Ainda falava 1 quilómetro no meu relógio, e a meta estava logo ali. Uma meta despida e sem graça.
Passaram poucos anos, mas várias provas, penso eu, que esta organização já realizou, e já deviam ter experiência suficiente para arranjar as coisas devidamente.
Fiquei mais surpreendido com a organização nos Trilhos Termais, do que ali.
Foi a segunda vez que fiz esta prova, mas acho que há ali muita coisa apenas para “encher chouriços”, falhas do pessoal a orientar no caminho a seguir durante o percurso, e algumas falhas lamentáveis na entrega de prémios.
Nota-se uma falta de interesse em aprimorar o evento, e fazer bem melhor.


0 comentários:

Enviar um comentário