quinta-feira, 14 de junho de 2018

RunCambra 2018 - À terceira é de vez


Não há duas sem três, ou pelo menos é assim que se costuma dizer. E o Runcambra é exemplo disso.
Existe alguns motivos para esta insistência numa prova que tem progredido, contudo acho um pouco ainda verde, e uma alteração do percurso, que por sinal já se torna um pouco “enjoativo”, era bem-vinda. O grande motivo é por ser uma prova do local onde vivo, e que gosto de estar presente se não for mais para o convívio com muita gente conhecida. Os restantes são os óbvios, para além de ter sido no evento em que me estriei a correr oficialmente, existe a habitual teimosia, em tentar bater o meu record da prova a cada edição que passa, e para não estar aqui a enumerar outros que não têm grande interesse, a grande tenda no final com iguarias da terra que são a cereja no topo do bolo ao final de 10 quilómetros bem esquentados.

Grande momento da FunWalking (Foto da Organização)
Houve algumas alterações desde a primeira vez que participei, e uma delas era no dia anterior a realização de uma prova para a pequenada e uma palestra sobre cuidados e recomendações para uma vida mais saudável.
Acredito que a palestra possa ter sido interessante, mas a minha atenção esteve apenas para ver a pequenada onde o meu afilhado participara na segunda edição deste evento. Deu para notar um ligeiro melhoramento, e maior presença de pessoal neste evento. Nem tudo vai mal.

A prova deste ano seria em muito semelhante aos anos anteriores, e podemos começar pelo calor. Não sei por que razão, mas neste dia a temperatura sobe em flecha, e dificulta bastante qualquer que seja o objectivo de cada um para aquele dia.
Uma das soluções para este problema era de solução rápida e eficaz, antecipando a prova em 1 hora, dando o sinal de partida às 9h e não às 10h, que é quando o sol já se encontra numa posição agradável para queimar o terreno. A vantagem da hora tardia, é poder estar um pouco mais na cama, sendo um privilegiado em ter que apenas atravessar o parque da cidade para estar no local pronto a arrancar. Foi assim nas minhas duas primeiras participações, e à semelhança do ano passado, logo após um bom aquecimento consigo colocar-me bem na frente, mesmo atrás da elite que desta vez devido aos prémios serem bem mais tentadores fez-se estar presente em mais força que o normal.

Seria uma prova para competir comigo mesmo e ver se conseguia retirar novamente alguns minutos ao meu tempo do ano passado. O forte calor estava a dar-me que pensar, e teria que saber gerir a fase inicial para evitar problemas como do ano passado. Felizmente estava consciente disso mesmo, e tentei ajuizar as coisas mesmo antes de arrancar.
Então sem atrasos, às 10 horas estava dado o sinal sonoro para a partida, num arranque forte é certo, mas controlado. Após várias confirmações da estimativa do tempo final com o meu relógio, vejo que o ritmo era muito elevado, e gradualmente abrando. Estava com juízo e foi a melhor estratégia que fiz para o que aí vinha.
O primeiro quilómetro pode condenar toda a prova, se tivermos um arranque bastante forte, iremos pagar as favas quando chegarmos às subidas e descidas que tanto marcam presença ao longo de todo o percurso.
Créditos: Organização
Soube gerir este arranque confortavelmente, e não me dei aos excessos que sabia que conseguia, e mantive a calma para fazer a primeira subida, que poderia dar desgaste mais lá para a frente. Logo de seguida temos a primeira descida, também sem abusar em demasia, tento apenas recuperar ligeiros segundos perdidos, e sigo rumo ao parque onde se encontrava grande parte do apoio deste evento.
O controlo desta fase era o mais fulcral e consegui sem grandes problemas, daqui para a frente seria comigo mesmo e seria para atacar os tempos gradualmente. Nova subida até ao centro da cidade, e o ritmo foi unanime mal piso terreno plano, mais uma ligeira inclinação e uma vez mais sem grandes alterações consigo ser fiel ao que vinha a fazer.

Já habituado e com algum conhecimento, consigo aperceber-me de alguns atletas que ali vão com um ritmo semelhante ao meu, e que consigo “colar” e aproveitar para “descansar” um pouco, sem grandes sombras, à excepção do cruzamento no centro da cidade, qualquer sombra que se houvesse era aproveitada para tentar minimizar o forte calor que estava. Prova disso era o facto de a garganta estar um pouco seca.

O abastecimento chegou perto do final da longa recta, onde muitos desmoralizam e são derrotados pelas curtas, mas inclinadas subidas que vamos fazendo. A água ajudou a refrescar o corpo, e a hidratar o pouco que fosse, para conseguir o meu grande objectivo.
Finalmente temos a longa descida que nos leva para o trajecto onde normalmente é a minha derrota e tento encarar isso da melhor forma possível, sem nunca desanimar. O facto de me ter colado alguém que ia na mesma “onda” que eu, foi um grande aliado, e após uma zona de plano, tento atacar a longa subida que, psicologicamente, acaba sempre por me derrotar. Acabo sempre por ir a baixo aqui, mas logo após um novo abastecimento adicionado este ano devido às altas temperaturas, consigo fazer sem problemas. Desta vez não sairia dali derrotado, não este ano, não hoje. Certo que foi o quilómetro mais lento que fiz, e a respiração ficou um pouco descontrolada. Já em direcção ao centro da cidade revejo na minha cabeça o que faltava e estava a chegar a hora de começar a atacar.

Créditos: Organização
A longa recta minimamente plana, serviu para controlar a respiração e preparar para aumentar o ritmo. A minha “boleia” tinha ficado para trás, e surpreendentemente encontrava-me sozinho numa prova de estrada, atletas que me antecediam iam com alguma distância, e para trás os metros começavam a ser maiores em relação a quem ainda aí vinha. Pequeno desvio no centro da cidade e foi o ponto de viragem, por ir sozinho, todas aquelas palmas e apoio verbal estava direcionado para mim, e faltava cerca de 2 KM para o final que segundo as previsões do meu relógio estava a apontar para 43 minutos baixos. Teria que roubar ali tempo desse por onde desse.
Era a melhor altura para atacar, seria cerca de 500 metros a descer, e 500 metros em plano até entrar no parque pela última vez em direcção à meta num último longo quilómetro que consegue tramar a mente. Fim da descida, e já via resultados na previsão final com menos 1 minuto, mas mesmo assim queria mais, e teria que ser neste último quilómetro.

O que aqui podia tramar a mente, é o facto de conhecer o local e saber que a meta se encontra no lado oposto da minha posição aquando a entrada no parque da cidade. Para além disto, é uma zona completamente a céu aberta com o forte sol a continuar a queimar a cada passo para o final. As ligeiras curvas vão escondendo os pórticos da chegada, e a ligeira inclinação final. É aqui que 2 atletas conseguem alcançar-me e passar-me, sabia que conseguia um sprint final, mas optei por manter aquele ritmo certo e chegar com um sorriso à meta do que um ar de desgaste. Finalmente iria confirmar o meu resultado final, e com agrado consegui tirar ca. 3 minutos ao ano anterior que tinha sido uma valente pedra no sapato. Agora seria altura para celebrar com as iguarias da terra e uma bela cerveja preta.

Houve melhorias e algum esforço para proporcionar um bom momento a quem ali estava, mas acho que ainda há alguma coisa em falta, só não consigo perceber o quê. Talvez mais gente a participar, talvez uma alteração do percurso, e assim ajude a vir mais atletas. Parece que não, mas de todas as provas de 10 KM que percorri, esta consegue ser das mais difíceis, se não a mais difícil, podendo ser por aí a pouca adesão.
Deu para notar também mais gente nas ruas para apoiar, o que é bastante positivo, e notou-se mais com a passagem pelo centro da cidade. A entrega de prémios, foi uma festa autêntica, que coincidiu com o término da caminhada. Esta, que pelos vistos teve melhorias significativas sendo um autêntico festival. Modificaram o conceito da caminhada que tem sido habitual até há bem pouco tempo, e pelo feedback, foi um autêntico arraial cheio de actividades ao longo de todo o percurso. De salientar também a inclusão de animação em alguns pontos do percurso da corrida, que em conjunto com maior presença de apoiantes na rua, dá outro ponto extra à prova.

0 comentários:

Enviar um comentário