terça-feira, 28 de março de 2017

Free Trail da Castanha

Após um merecido descanso devido às 3 provas seguidas em que participei, volto aos trilhos. Desta vez com uma diferença de todas as outras provas, este era um trail gratuito, Free Trail da Castanha.
Juntinho a minha casa, de graça e correr trilhos que se podia pedir melhor? Isto tudo em 17 KM onde apesar de não haver grandes inclinações, era bastante rolante o que poderia dar que fazer às pernas.
Sendo uma prova gratuita, poderíamos esperar tudo, menos o que esta organização nos proporcionou.
Apesar da minha pouca experiência ainda em provas de trail, senti que houve um grande esforço em dar uma excelente experiência a todos sem excepção. Desde as sinalizações ao longo do percurso bem marcadas, à ajuda com o trânsito em cruzamentos de estradas, aos abastecimentos que tinham tudo que possam pedir numa prova de trail e mais alguma coisa.
A boa prestação da organização foi de reconhecimento geral, acabando por haver um feedback bastante positivo.

Ainda com poucas horas de sono, levantei-me cedo, dei inicio ao ritual matinal, e estou preparado para a corrida.
Já na feira da Castanha que já é uma habitual feira anual da localidade, juntamos aos restantes atletas num pórtico improvisado e cá vamos nós.

O arranque foi feito em asfalto numa ligeira subida bastante aceitável para se iniciar.
Eramos bastantes atletas o que permitiu que neste inicio avançasse um pouco para evitar o habitual congestionamento nos “single tracks”.
Quase 1KM de estrada depois, e temos o primeiro trilho com cruzamento de um pequeno caudal de rio. Devido ao inicio ser em estrada evitei uma grande fila que atrasou bastante o inicio de vários atletas. Logo de seguida iniciamos o que a grande maioria da 1ª parte do percurso iria ter, levadas. Entramos num pequeno campo, e temos a primeira levada, ainda possível para ultrapassar alguns, ou mesmo ser ultrapassado.

Uma das muitas Levadas!

Voltando ao asfalto, temos o cruzamento com trânsito local, onde elementos da organização ajudaram com a nossa passagem. Seguimos durante algum tempo na estrada, com ligeira inclinação até termos a entrada numa nova levada. Novo cruzamento com asfalto e entramos num pequeno monte sempre a subir. Tirando o primeiro trilho, hou oportunidade para os atletas se dispersarem um pouco devido ao percurso ser amplo o suficiente para haver ultrapassagens.
No entanto após a subida deste pequeno monte, tudo muda. Entramos numa levada que dum lado temos o pequeno troço onde a água percorre, do outro arvoredo que nos impossibilita passagem. Quase que não era necessário a utilização de fitas de sinalização, sendo bastante percetível qual o caminho a percorrer.
Percurso bastante fácil para correr, e por falar em correr, temos a primeira descida e o 1º abastecimento. Neste não temos nada em demasia, apenas o essencial, também não era para mais devido aos poucos quilómetros que ainda tínhamos feito. Continuamos a descer e voltamos aos regos de água.

Após uma descida entramos num campo, onde deu para perceber que houve uma limpeza por parte da organização para ser possível de correr. (Isto é um trail gratuito certo?)
Para terminar este mato, temos uma ligeira subida, e acabaram-se as levadas, pelo menos por agora.
Até aqui tudo bastante fácil de correr, subidas acessíveis, descidas rolantes. Espectacular! Para iniciar a 2ª fase, temos uma subida que obriga à quebra da corrida.
Caminhar também faz parte certo? Siga!
Entramos no mato que já conhecia alguma parte em outras aventuras de bicicleta. Estradões largos e vamos dar à perna. Seguimos neste trajecto durante algum tempo até chegarmos a uma pequena aldeia, nova travessia pela estrada, e temos duas subidas.
Após uma rápida pesquisa do significado destas subidas no dicionário, encontrei a explicação para ambas, “Verdadeiras paredes”. Uma em paralelos e outra em terra.
O que vale, é que nesta última tínhamos o 2º abastecimento, e bem preenchido.
Temos um pouco de tudo o que se pode encontrar em outras provas de trail. Fiquei surpreendido com uma mesa daquelas. Nova entrada no mato, e continuamos viagem para algumas aldeias que não sabia da existência. Cruzamos entre várias casas, e tínhamos o apoio dos habitantes, com bastante simpatia e ainda com indicações do caminho, apesar de não ser difícil o identificar.

No meio de tantas casas, houve uma pela qual entramos e que se disponibilizou para nos presentear com o 3º abastecimento. Sim leram bem, 3º abastecimento numa prova de 17KM. Se algumas têm apenas um abastecimento e ainda temos o valor da inscrição, nesta que foi de graça temos um verdadeiro “arraial” de abastecimentos.
Para juntar a esta festa toda, este 3º abastecimento foi um verdadeiro banquete. Uma diversidade de iguarias da localidade para além dos habituais ingredientes que compõe a mesa de trilhos. Em relação aos líquidos a água tinha outras companhias, como cerveja, vinho, e outras bebidas também do local.
Para minha infelicidade, no momento que passei no local, não vi nenhuma indicação do abastecimento e os voluntários que ali estavam só me indicaram o caminho a seguir. Esta descrição que dei surge apenas de outros atletas que por lá passaram e tiveram a sorte de o saborear. Não soube qual o motivo, mas penso que não tivesse pronto a tempo aquando a passagem, pois houve mais quem sofresse deste mal. Foi o ponto menos bom que tive de toda a prova.

Por outro lado, temos uma última fase mais engraçada da prova, com percursos diferentes de todo o que se passou até agora.
Numa descida com ligeira inclinação iniciamos pelo meio de uns pequenos arbustos com uma entrada ainda bastante ampla, que aos poucos começa a estreitar. A florestação começa a ser maior até estarmos cobertos, com árvores e arbustos bem mais altos. O piso torna-se mais irregular, obrigando a ter um pouco de mais técnica para se poder desfrutar de um trilho bastante coberto, mas fácil de o entender.
Daqui para a frente tivemos diferentes pisos, o mais técnico foi tangente ao rio, que tivemos que atravessar avançando entre pedras.

Em resumo, achei o percurso bastante interessante, diversificado e bastante interessante.
Boas marcações, bom espirito por parte da organização / voluntários e excelentes abastecimentos.

Enfim, uma prova de trilhos muito bem conseguida!